1. Nunca apresente seus
produtos e serviços sempre da mesma maneira. Cada cliente merece ser entendido
antes de ser atendido.
2. Evite o mal maior do vendedor: o pré-julgamento que o faz supor
necessidades.
3. Faça perguntas abertas para obter respostas (elas começam: “Como”, “O quê”
“Quem”, “Por que”, “Quando”, “Onde”) e perguntas fechadas para confirmar
entendimento (elas começam com: Deixe me ver se entendi bem... é isso que o
senhor(a) deseja? – apenas um exemplo).
4. Crie apresentações memoráveis, marcantes e de bom gosto usando habilidades
essenciais do vendedor como criatividade e flexibilidade para agir de forma
diferente a cada cliente: quando o cliente deseja status, não adianta enfatizar
desconto – apenas um exemplo.
5. Observe todas as oportunidades a sua volta: não esqueça de nenhum cliente,
inclusive aqueles que estão inativos, ou seja, que compraram uma vez ou quase
isso e nunca mais voltaram.
6. Seja um ator ou uma atriz de sucesso (em vendas). Viva a era da experiência
do cliente em que nos encontramos e procure promover mais que uma proposta de
valor, dramatize usando objetos, exemplos, histórias. Um amigo vendedor outro
dia rasgou 100 reais para convencer o cliente do desperdício que ele teria caso
não usasse seus serviços de consultoria – apenas um exemplo.
7. Utilize o poder da imaginação: a sua e a do cliente, principalmente. Termine
apresentações de vendas usando frases começando com “Imagine você (nome do
cliente)...”, falando de ganhos, benefícios, sensações positivas que ele terá e
receberá... e termine com “o que lhe parece essa proposta?”.
8. Seja cada dia mais autoconfiante. Valorize cada negociação e fechamento e
lembre-se dos negócios fechados antes de iniciar a tentativa do novo
fechamento.
9. Tenha uma boa “caixa de ferramentas”, tudo que você usa para vender,
convencer e dar credibilidade a sua proposta: depoimentos de clientes
satisfeitos por escrito ou gravados; jornais e revistas com matérias que se
relacionem ao interesse do cliente; folders bem elaborados e relevantes para um
melhor entendimento; amostras ou “test-drive” do produto.
10. Faça seus controles essenciais para prospectar bem e afunilar os negócios
mais quentes usando o conceito de “pipeline“ (veja aqui o funil de vendas e
mapa de oportunidades). Lembre-se que vendedores e líderes que não mapeiam
oportunidades geralmente não atingem metas. “Quando para de ventar é preciso
remar!”.
11. Tenha atitude: seu comportamento e suas ações são congruentes com o sucesso
que espera ter? Cada vendedor tem o cliente que merece, eu costumo dizer. Se
suas vendas crescem, muito disso se deve a atitude positiva com que você faz
seu trabalho. Se a gente não faz o que gosta, é preciso começar a gostar do que
faz.
VENDA MUITO!!!
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