quinta-feira, 4 de outubro de 2012

As 5 marcas que mais se valorizaram em 2012

1. Apple
Valorização em relação a 2011: 129%

Valor de marca: US$ 76,568 bilhões

Mesmo com o falecimento de Steve Jobs, a conexão emocional dos fãs com a Apple continua cada vez mais forte - e o lançamento do iPhone 5 está aí para não deixar ninguém dizer o contrário.

Continua nos planos da companhia o compromisso de proteger a marca e sua propriedade intelectual. Se em 2010 a companhia já havia escalado nove posições, passando da 17ª para a 8ª posição e ocupando pela primeira vez o top 10 da Interbrand, agora o salto desbancou a IBM do 2º lugar e deixou a Apple grudada na Coca-Cola, intocável há 13 anos na 1ª posição.
2. Amazon
Valorização em relação a 2011: 46%

Valor de marca: US$ 18,625 bilhões

A Amazon, que em 2011 ocupava a 26ª posição e já havia valorizado 36% em relação ao ano anterior, agora entrou para o top 20.

Um dos grandes méritos da companhia é ter introduzido o Kindle Touch e o Kindle Fire em 175 países, estendendo o uso do Kindle para além das origens de leitor eletrônico e criando um rival para o iPad.

O Kindle Fire agora ocupa a segunda maior participação de mercado de tablets do mundo, de acordo com a Interbrand.
3. Samsung
Valorização em relação a 2011: 40%

Valor de marca: US$ 32,893 bilhões

A Samsung tornou-se a líder global de vendas de smartphones, ultrapassando a Apple e a Nokia. Também gerou burburinho online ao integrar seu Galaxy SIII e Note na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres deste ano.

Apesar da batalha legal com a Apple, a participação de mercado global da Samsung é de 32.6% e seu valor de marca cresceu 40% no último ano, passando da 17ª posição em 2011 para a 9ª em 2012.
4. Nissan
Valorização em relação a 2011: 30%

Valor de marca: US$ 4,969 bilhões

A fabricante de automóveis recuperou-se com rapidez dos desastres naturais do ano passado no Japão e conseguiu aumentar seu market share incorporando inovação e criando um design de veículo ousado como o do Nissan Juke.

A habilidade da Nissan em superar crises chamou a atenção dos consumidores e ajudou a valorizar sua marca em 30%. Se em 2011 a companhia fez sua estreia entre as 100 mais valiosas da Interbrand, na 90ª posição, 2012 foi o ano de escalar mais alguns degraus, ocupando agora o 73º lugar.
5. Oracle
Valorização em relação a 2011: 28%

Valor de marca: US$ 22,126 bilhões

Ocupando a 18ª posição em 2012, a Oracle tem diversificado sua carteira de serviços para além das soluções de base de dados. A companhia continua fazendo aquisições estratégicas e aumentou sua capacidade e oferta, especialmente em computação em nuvem.

O aumento de 28% no valor da marca neste ano, segundo a Interbrand, prova que tais estratégias impressionaram os consumidores e investidores.
 
Fonte: exame.abril.com.br

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