segunda-feira, 6 de junho de 2016

4 DICAS BÁSICAS PARA SE TORNAR UM VENDEDOR DE SUCESSO





1 – Tratar cada cliente como se fosse o único
Invista no tratamento personalizado. Afinal, ninguém gosta de sentir como se estivesse seguindo um roteiro, ouvindo as mesmas perguntas e recebendo as mesmas respostas. Trate seus clientes como se eles fossem únicos, seus preferidos. Fique atento às suas preferências, produtos que mais compram e interesses gerais. Faça uma ficha e organize esses dados, bem como datas de aniversário, informações para contato e como o cliente prefere ser contactado (e-mail, Skype, Whatsapp, etc).
Com essas informações será possível criar estratégias de contato personalizadas, como enviar um cartão na data de aniversário ou ligar quando chegar um item que aquela pessoa sempre consome, entre outros. Um vendedor de sucesso é aquele que tem o respeito e a simpatia de seus clientes, que é valorizado por eles por saber que o profissional não está simplesmente atirando para todos os lados.
2 – Ser organizado
É muito fácil se perder em meio a pedidos, viagens e a correria que é a rotina de um vendedor. Para evitar problemas ou deixar algum cliente na mão, é preciso de organizar. Mantenha todos os seus contato em um só lugar e, de preferência, em um sistema simples, que você possa acessar de onde você estiver. Utilize uma agência, seja em papel ou eletrônica, e sempre marque seus compromissos e tarefas importantes que deve fazer ao longo do dia. Além de ter a agenda, crie uma rotina de checar, no início do dia ou na noite anterior, o que você tem para fazer. Organize seu tempo para que possa abrigar demandas urgentes.
Se possível, utilize um aplicativo que possibilite organizar seus pedidos. Isso vai evitar que você perca formulário, por exemplo.
3 – Follow up em tempo hábil
Ao entrar em contato com o vendedor, o cliente espera uma resposta rápida. Para ele, quanto menos precisa esperar, mais satisfeito ele ficará. Por isso, nunca deixe o seu consumidor sem resposta. Se receber um e-mail, responda no mesmo dia. Se não conseguir atender uma ligação, retorne na primeira oportunidade. Se quiser ser ainda mais eficaz, separe uma hora do seu dia para retornar ligações e responder e-mails.
4 – Bom senso é necessário
Não abuse do relacionamento entre vendedor e cliente. Respeite o espaço do outro e priorize construir um relacionamento de longo prazo, em vez de simplesmente realizar a venda a qualquer custo. Ligue em horários apropriados, trate o cliente com respeito, diminua as gírias e não use palavrões. Esteja sempre vestido de forma apropriada e não fique grudado nas redes sociais (por exemplo, tirando fotos ao final da reunião e postando no instagram).

Fonte  Rafael Trapp*

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