sábado, 20 de fevereiro de 2016

Disidrose

Eczema Desidrótico (Disidrose)

O eczema desidrótico (disidrose) é uma lesão caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas e vesículas na face lateral dos dedos das mãos, palmas e pés. É frequente aparecer na primavera e no verão e pode acompanhar-se de prurido. O eczema desidrótico é uma infecção cutânea que afecta principalmente as mãos. As mulheres estão mais suceptiveis a desenvolver este tipo de eczema do que os homens.

Causas

Não se sabe exactamente o que provoca oeczema desidrótico, mas acredita-se que as infecções fúngicas, alergia, dieta e estresse podem provocar irritação da pele. É muito importante explicar ao doente o curso da doença, com exacerbações em temporadas de estress ou calor.

Sintomas

– Prurido (coceira).
– Descamação e fissuras da pele.
– Bolhas.
– Dor e ardor.

Estes sintomas dependem da fase em que a doença se encontre.

Tratamento

– Evitar o stresse e o calor.

– O tratamento é sintomático, sendo que este eczema costuma cursar com surtos, facto para o qual devemos alertar o utente.

Tratamento Farmacológico

–  Na fase aguda da doença, na qual predominam o prurido e a inflamação, é recomendável a aplicação de um corticóide tópico de potência elevada, como clobetasol durante 5-7 dias, sob oclusão, uma vez ao dia (por exemplo colocar à noite e envolver em coberta oclusiva de polietileno – película aderente de uso doméstico). Esta medida diminui a sintomatologia de prurido e distensão dérmica.

–  Na fase crónica, que cursa com descamação e fissuras, deve aplicar-se um creme hidratante gordo, tipo creme de mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário