segunda-feira, 3 de novembro de 2014

10 atributos de um empreendedor de sucesso


1 – Conduta bem humorada como cartão de visitas: o empreendedor precisa ter uma alma sorridente. Digo isso porque tenho reparado que muitos empresários são carrancudos, hostis e antipáticos, o que faz com que a sociedade os enxergue como seres ignorantes e desprezíveis. Sendo assim, devemos lutar para fazer as pessoas se sentirem bem ao nosso lado, criando um ambiente agradável que fará da nossa casa uma atmosfera de generosidade, unidade e felicidade.
2 – Competência intrapessoal: pouquíssimas pessoas possuem resiliência, que é a capacidade ínfima de aceitar as próprias derrotas e de se manter sólido diante das circunstâncias negativas. Digo isso porque muita gente deixa a ansiedade e a insegurança tomar conta de suas mentes, fazendo com que o medo às afaste completamente da lucidez e dos pensamentos inteligentes. Com toda certeza, o empreendedor ama os muitos “NÃOS” que recebe, pois sabe que as críticas o impulsionam sempre para o êxito e a persistência embriaga sua alma com o cálice vibrante dos deuses, tornando-o não imbatível, mas muito difícil de ser batido.
Além de controlar a si mesmo, o empreendedor deve saber se equilibrar diante dos ataques de seus adversários, usando o perdão (não a vingança), o amor (não o ódio) e o silêncio (não o trogloditismo) para vencer essas barreiras. Assim sendo, esteja sempre preparado: seus algozes roubarão suas ideias e espalharam falsas verdades a seu respeito, eles multiplicarão em demasia seus pontos fracos, agiram sorrateiramente para lhe destruir, atacarão suas feridas emocionais mais profundas, lançarão armadilhas para ceifá-lo, unirão as raposas para ridicularizá-lo, enfim eles trabalharão para derrubá-lo de todas as formas possíveis. Desta forma, o que precisamos fazer é olhar essa questão sob uma ótica positiva, porquanto é somente com a ajuda dos amigos e inimigos que conseguimos crescer e nos sobressair, haja vista que precisamos da luz (para moldarmos nosso caráter) e das trevas (para provarmos que alguns homens estão errados) para que o mundo tenha sentido e, principalmente, para que tenhamos um rumo a seguir.
3 – Competência interpessoal: relacionamento e networking são as bases de qualquer empreendedor de sucesso, pois saber lidar, conquistar e motivar pessoas entregará o posto máximo de uma comunidade para qualquer ser do mundo. Vivemos na era da interação, onde aqueles que sabem como se conectar com o seu semelhante chegam mais rapidamente ao fim do caminho (como uma espécie de atalho).
Deste modo, saber se comunicar de forma verbal (dicção, eloquência, clareza), e não verbal (postura profissional), conhecer o receptor para que ambos tenham uma conversa agradável e entusiasmante, aprender a fazer Rapport, que é criar uma sintonia e gerar a habilidade de fazer para o outro exatamente aquilo que ele espera de você, procurar oportunidades de ser generoso no seu dia a dia, ter empatia para buscar compreender os sentimentos alheios, objetivar ser um bom ouvinte quando alguém quiser desabafar, procurar fazer ponderações sem ofender a outra parte (crítica sábia) e em momentos oportunos, ser honesto para cumprir tudo o que for acordado, ganhar a credibilidade do outro sem se vender ao erro, são todas variáveis que precisamos criar e otimizar em nossa difícil (porém, prazerosa) caminhada.
4 – Atitude para mover objetos estáticos: o empreendedor precisa fazer as coisas acontecerem, de forma que sua energia faça seus projetos saírem do papel. Por inúmeras vezes, pude presenciar derrotas e falhas por conta da omissão e negligência de algumas pessoas que não tinham iniciativa e ardor em suas ações. Logo, ser persistente e jamais deixar de acreditar nos próprios ideais é a única e melhor forma de lograr êxito perante o mercado e de fazer com que nossas metas sejam criadas e consequentemente executadas.
5 – Habilidade de controlar o tempo: o empreendedor sabe como economizar tempo e obter vantagem sobre os outros. Ele sabe usar estrategicamente as ferramentas tecnológicas contemporâneas, aproveitar as brechas de seu dia a dia para se atualizar, fazer reuniões rápidas e objetivas, encurtar suas conversas e respostas por e-mail, delegar responsabilidades para diminuir sua carga, falar NÃO sempre que necessário, dentre outras atitudes que fazem com que seu dia seja mais longo e consequentemente mais produtivo.
6 – Sabedoria para tirar o melhor das pessoas: Alexandre o Grande disse: "Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão." Todo empreendedor deve dominar com maestria a arte de desenvolver e capacitar pessoas, fazendo com que elas sejam uma fonte inesgotável de criatividade e objetividade para a sua organização. Em outros termos, o que precisamos perceber é que um grande líder precisa lapidar os atributos de seus liderados, eliminando seus defeitos e aprimorando suas qualidades. Ao fazer isso, sua empresa terá uma cultura forte e poderosa, o que acarretará em processos mais ágeis, eficientes e eficazes.

7 – Visão periférica e tubular alinhadas: Sun Tzu disse: “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.” Fazendo uma analogia com a frase do pensador chinês, digo que o empreendedor precisa ter uma visão treinada tanto no macroambiente, quanto no microambiente.
A primeira ajudará o mesmo a notar os passos de seus rivais: como eles agem para conquistar os clientes, ou qual o diferencial que eles têem que os destaca da maioria, ou como eles se movem para que suas ações se transformem em resultados expressivos (lucro). Em outras palavras, essa habilidade ajudará o empreendedor a fazer um benchmarking de seus principais concorrentes e aumentar seu capital intelectual através de sua interpretação eficiente do cenário vislumbrado.
Já a segunda auxiliará o mesmo na absorção de conhecimento aplicado (Know-How), pois ao analisar as peças isoladamente ele poderá facilmente tomar para si, as competências individuais que elas possuem. Exemplo: se você conhece alguém que negocia brilhantemente, procure ficar perto desta pessoa para que você possa trazer um pouco desse brilhantismo para você, ou se você conhece alguém que sabe como motivar uma equipe, mesmo tendo pouca coisa a oferecer, tente conversar com este na busca de compreender de onde vem essa capacidade, ou se você percebe que alguém próximo a você vive rodeado de pessoas, conseguindo fazer com que elas o ouçam, tente dialogar com esse grupo para que você possa identificar algumas posturas e atitudes que fazem essa criatura controlar tal atmosfera, e assim sucessivamente, objetivando aprender com os melhores de cada área.
Concluindo, você precisa enxergar muito além do que seus olhos podem ver, gerando mais sabedoria para a sua vida e criando mais força para atingir seus objetivos.

8 – Criação de táticas e objetivos eficazes: a estratégia é fundamental para que o empreendedor monte um planejamento e possa controla-lo, fazendo com que o plano inicial seja mantido estático frente às ameaças existentes. Sendo assim, faça perguntas astutas a sua consciência: eu tenho lido bons livros, revistas e jornais constantemente? Tenho participado de cursos e seminários para me manter atualizado? Tenho convivido com empreendedores que me desafiam a ser ainda melhor do eu sou? Tenho capacidade técnica para responder as dúvidas de meus clientes e para manter minha organização em um nível de conhecimento minimamente aceitável? Tenho capacidade de resolver rapidamente os problemas que surgem em minha organização, não os deixando crescer e se multiplicar? Tenho evoluído minha mente a ponto de olhar para traz e ver o quanto eu me desenvolvi, ou sou como um poste que não saiu do lugar desde sua criação? Tenho tido humildade para pedir ajuda quando necessário? Tenho referências para seguir (Como Porter, Drucker, Collins, etc.) ou só sigo a mim mesmo? Tenho eliminado/corrigido meus pontos fracos e otimizado meus pontos fortes? Tenho feito das derrotas grandes aprendizados, de modo a readequar o plano e torna-lo mais firme? Tenho sido persistente diante das decepções e lamentações que me chegam? Pense sempre nessas coisas e tente se situar, de forma a se desenvolver recorrentemente e alcançar a excelência.

9 – Manifestação de um coração nobre: a ética, a bondade e a justiça são partes marcantes de qualquer grande empreendedor, porquanto pensar apenas em si próprio é apenas para seres limitados e frágeis. O grande inovador é como o breu da noite, ele abraça o mundo inteiro e ninguém pode subsistir a tamanha soberania. Destarte, liderar eventos beneficentes em sua cidade, coordenar campanhas para combater a desigualdade social e lutar pela defesa do meio ambiente são propósitos que naturalmente você deve escolher para a sua vida, buscando sempre plantar sementes de esperança.
10 – Temperamento intrépido e valente: a maior verdade do universo é essa: quem tem alma de empreendedor a nada teme, a nada se sujeita e a nada se apega. Destarte, tem projetos ousados que escandalizam a maioria, não se importa em confrontar quem quer que seja e sempre está disposto a arriscar tudo em prol daquilo que acredita, não se importando com as consequências. Explicando de outro um modo, o que defendo veementemente é que a criatividade somente será gerada através das mãos de quem ama romper as tradições e regras que regem a nossa sociedade, ou seja, para alguém que gozar de atitudes ímpares e pensamentos utópicos, que são capazes de trasmudar as esferas constituídas e de dar uma nova cara para a moldura atual. Foi seguindo exatamente essa linha de raciocínio que Marguerite Yourcenar formidavelmente disse: “Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.”
Nessa era em que vivemos é cada vez mais desafiante e entusiasmante se aventurar no universo dos negócios, onde a competitividade acirrada separa os normais dos excepcionais, fazendo com que o destaque seja inevitavelmente entregue para aquele que está mais preparado e motivado, gerando um efeito de meritocracia que presenteará todos de acordo com suas respectivas competências.

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/10-atributos-de-um-empreendedor-de-sucesso/82137/

Nenhum comentário:

Postar um comentário