1- Conhecimento
Se você não sabe o significado da palavra, não a utilize em contexto algum, pois pode soar muito mal. “O erro de muitos profissionais é empregar erroneamente palavras que não conhece”, explica.
Por exemplo, entre as expressões mais conhecidas do inglês e que costumam causar confusão estão: approach = abordagem; budget = orçamento; business plan = plano de negócios; core business = principal negócio da empresa; deadline = prazo final; expertise = conhecimento em determinado mercado; feedback = retorno; gap = lacuna; hands-on = participação ativa; know-how = conhecimento; skills = habilidades; target = público-alvo, entre outras.
2- Frases curtas e claras
Outra forma para driblar o nervosismo e a barreira do idioma é optar por frases curtas, pois fica mais difícil de se atrapalhar.
3- Recursos visuais
As apresentações com slides, infográficos, vídeos e amostras físicas de produtos também são grandes aliadas, pois facilitam na transmissão da mensagem, principalmente quando há a necessidade de fazer comparações e demonstração de dados estatísticos em outro idioma. Além disso, em alguns casos, podem ser utilizadas imagens e ícones, sem a necessidade de tradução do significado.
4- Conference call
Hoje, com a internet e o telefone fixo ou móvel é possível realizar reuniões com o mundo inteiro sem precisar sair do lugar. A conference call é perfeita para driblar nervosismo, evitar atrasos e otimizar tempo, além de facilitar no caso de ser necessária uma pesquisa rápida.
5- Trabalho em equipe
Em reuniões mais estratégicas o ideal é que o profissional sempre leve mais alguém da equipe com o mesmo nível do idioma ou superior, para sentir-se mais seguro e autoconfiante. Mas atenção, o companheiro deve ter domínio da língua em questão, para que os dois trabalhem em equipe, um completando o outro.
Fonte: www.infomoney.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário