quinta-feira, 19 de setembro de 2013

8 modelos de comunicação para micro e pequenas empresas

1) Assessoria de imprensa: É uma ferramenta aliada na construção de imagem, reputação e exposição da empresa. A assessoria de imprensa gera notícias relevantes sobre a empresa e as apresenta a jornalistas que podem se interessar e publicá-las espontaneamente. É através dessa ferramenta que muitas empresas estão em jornais, revistas e portais, tornando-se conhecidas. Seu custo é relativamente baixo, se comparado a outras ferramentas de comunicação. 

2) Redes sociais: Uma maneira simples e rápida de se fazer presente, mas antes de entrar, saiba que existem várias opções de redes sociais com finalidades diversas. É necessário estabelecer uma estratégia, ter um bom site ou um canal de notícias que pode ser um blog, saber o que comunicar e como (público-alvo) e ter um profissional especializado a esta atividade. Redes sociais exigem tempo, dedicação e monitoramento. Criar um perfil não tem custo, mas mantê-lo sim.

3) Blog corporativo: Um blog corporativo pode ser uma boa opção para gerar conteúdo relevante sobre sua empresa e área de atuação, além de ser uma ferramenta indicada para gerar tráfego para seu site e, também, para o cliente encontrá-lo mais facilmente. Pode ainda ser uma forma da empresa se tornar referência em um determinado assunto. O investimento para um blog é baixo, mas exige dedicação de um profissional, que será responsável por gerar conteúdo, compartilhá-lo e interagir com os participantes.

4) Revistas customizadas: Uma ferramenta para falar direto com o cliente, parceiro ou fornecedor, reforçando valores e diferenciais da empresa. Essa opção é flexível e oferece formatos e tamanhos diversos, que podem ser adaptáveis ao orçamento da empresa.

5) Newsletter: Chegar até o cliente com informações semanais, quinzenais ou mensais pode ser uma solução ágil para transmitir conteúdo. Respeitando uma periodicidade, essa ferramenta pode ser útil para criar vínculo com o público-alvo, gerar confiança e credibilidade. Com baixo investimento, também pode ser um canal de contato com o cliente via cadastro no site da empresa.

6) Comunicação interna: Falar com colaboradores, vendedores ou representantes pode ser uma solução para motivá-los, valorizá-los e fazer com que eles se sintam parte da empresa. A comunicação interna pode ser feita por meio de informativos, jornal mural, grupos em e-mails, entre outras opções. Essa estando alinhada, a comunicação externa também se beneficiará. O investimento pode ser adaptável ao porte e necessidade da empresa.

7) Links patrocinados: Mais de 50% das pessoas fazem buscas na internet. Aparecer nesses mecanismos pode aumentar as chances de negócios. Com uma campanha bem feita é possível qualificar visitantes e convertê-los em clientes. O investimento é configurável, sendo permitido estabelecer valor diário para a campanha, alternar dias e horários, além de determinar teto máximo de custo.

8) Design: Bons materiais impressos e online podem determinar a imagem da empresa. Quando possuem qualidade e são bem desenvolvidos transmitem credibilidade e conceito, atraindo olhares para a empresa. Num primeiro contato, a apresentação fará toda a diferença, por isso, o custo-benefício do investimento vale do cartão de visitas aos anúncios da empresa. Ter boa imagem é uma grande aliada!

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