segunda-feira, 5 de agosto de 2013

8 apps que dão uma ajuda nos estudos

Evernote
Com versões para Windows, Mac, Android, iOS e Windows Phone, o Evernote é uma excelente opção para anotações em aula, principalmente pela sincronização automática de dados que faz entre vários dispositivos.

As notas ficam armazenadas num servidor que suporta o upload de até 40 MB mensais – mediante uma mensalidade, essa capacidade aumenta para até 500 MB. Entre outros recursos, o aplicativo ainda faz reconhecimento de caracteres em imagens coladas nas anotações, pode capturar trecho de páginas na web com um clique (com a ajuda de um add-on) e pode gravar áudio. O app só perde um pouco da utilidade no Windows Phone, ofuscado pelo ótimo OneNote.

Google Docs/Drive
A suíte online de edição de textos, planilhas e apresentações do Google ainda é simples, embora tenha ganhado uma série de recursos de uns tempos para cá. O que mais chama atenção, no entanto, é a boa e velha edição conjunta, que ajuda (e muito) na hora de escrever um trabalho ou montar uma apresentação.

O serviço funciona como parte do Google Drive. Dessa forma, o usuário tem um espaço de 15 GB na nuvem para guardar arquivos criados e editados e ainda pode sincronizá-los rapidamente em aparelhos com Android e iOS.

Office Web Apps
A melhor forma de evitar problemas de formatação – e sustos – abrindo arquivos nos formatos do Office talvez seja abri-los na versão online da suíte da Microsoft. O Office Web Apps traz versões simplificadas, com menos recursos, do Word, do PowerPoint e do OneNote para rodar direto do navegador. Ainda assim, os apps não apresentam problemas na hora de abrir arquivos criados com as aplicações para desktop.

Da mesma forma que acontece com o Google Docs e o Google Drive, os Web Apps têm integração com o SkyDrive. Os arquivos criados neles podem ser guardados em um disco virtual de 7 GB (gratuitos), ficando acessíveis depois em outros computadores ou mesmo aparelhos com Android, iOS e WP – neste último caso, o Office pré-instalado facilita ainda mais as coisas.

Dropbox
O Dropbox é outra ótima opção para ajudar em um trabalho em grupo. O serviço não apenas armazena arquivos na nuvem, como também permite compartilhar os itens e diretórios entre vários usuários. Eles podem acessá-los e editá-los nas próprias máquinas. Depois, é só devolvê-los para que outras pessoas os vejam e continuem o trabalho em outros dispositivos – com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS ou mesmo na web.

O pouco espaço gratuito (2 GB) não deve ser problema para trabalhos escolares ou acadêmicos mais simples, mas pode ser aumentado – cada indicação de novo usuário dá a você mais 500 MB de espaço, podendo chegar a até 18 GB.

Gravadores de voz
Ouvir as aulas novamente é uma boa forma de estudar, e há várias de se fazer isso. Além dos apps padrão que já vem em alguns smartphones, algumas boas alternativas gratuitas trazem alguns recursos a mais. É o caso do Voice Recorder, do Android, que, depois que termina de gravar, permite subir o áudio (um arquivo 3GP) direto para a nuvem do Google Drive.

O Dictonic, do iOS (ao lado), segue a mesma linha, mas se conecta também ao Dropbox. Além disso, conta com controles para ajustar a qualidade do som da gravação, partindo dos 32 kbps (arquivos pequenos) e chegando aos 192 kbps (arquivos maiores, de boa qualidade). No Windows Phone, uma boa opção é o Pocket Recorder, que grava em MP3 e se integra ao Skydrive.

Feedly
Manter-se atualizado é essencial, seja na escola ou na faculdade. E além de revistas e jornais, uma boa forma de fazer isso é contar com um bom leitor de RSS, como é o caso do Feedly. A vantagem do app sobre outros do mesmo gênero é a versatilidade: além de ser um plug-in para Chrome e Firefox, ele pode ser baixado e instalado em aparelhos com Android e iOS.

A interface nos navegadores é bem organizada, e mostra os feeds de notícias do lado direito da tela, com as notícias em si ocupado o resto da janela. Você pode pesquisar e adicionar as fontes que quiser e ainda organizá-las por assunto, para facilitar na hora de ler sobre um determinado tema.

MyScript Calculator
Com versões para Android e iOS, a MyScript Calculator é uma calculadora diferente, para dizer o mínimo. Em vez de um teclado numérico, ela funciona na base do reconhecimento de caracteres: você escreve as contas que deseja fazer, e ela dá o resultado logo em seguida. O app trabalha com operações básicas (soma, subtração, multiplicação, raiz quadrada e porcentagem) e mais complexas (seno seno, cosseno e tangente de ângulos, log, números fatoriais e mais).

A MyScript é uma ótima opção, mas se preferir uma calculadora mais “séria”, a M48, para iOS, e a Droid48, para Android, podem servir. Ambas simulam na tela do smartphone a calculadora científica 48G da HP, dando ao usuário um série imensa de recursos.

Kingsoft Office
Boa opção de suíte de escritório gratuita para Android e iOS, o Kingsoft Office traz apps para editar texto, planilhas e apresentações e tem boa compatibilidade. Ele abre e salva arquivos nos formatos DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX, TXT e PDF – das versões mais antigas e mais novas do pacote Office da Microsoft.

Além de ser compatível com as principais extensões, o app conta com bons recursos para edição e formatação. Outro ponto interessante do Kingosft Office para os dispositivos móveis é a integração com serviços de armazenamento na nuvem. Ele não se limita a abrir e salvar arquivos apenas localmente, conectando-se também ao Google Drive, ao Dropbox e ao Box. O programa tem versão para Windows, mas não para WP – embora este já conte com um Microsoft Office bem completo pré-instalado.

Um comentário:

  1. O site http://Minhateca.com.br oferece espaço ILIMITADO e totalmente GRATIS! Crie seu HD virtual infinito e busca entre os arquivos disponibilizados por outros usuários.

    ResponderExcluir