terça-feira, 11 de dezembro de 2012

10 ideias para novos negócios em 2013

Turismo
O próximo ano é o limite para quem pensa em faturar com a Copa do Mundo no Brasil. “Tem muita oportunidade sendo desperdiçada pelas pequenas empresas”, diz Brunos Caetano, diretor do Sebrae/SP. Uma delas – e talvez a mais evidente – é na área de turismo. As pequenas empresas podem faturar com vendas de pacotes, transporte ou acomodação. Vale lembrar que elas devem ser credenciadas para usar a marca da Copa em seus negócios.

Educação
Outro setor que ainda tem espaço para novos negócios é o de educação. Para Spina, as oportunidades aparecem especialmente na área de internet, com soluções para o mercado educacional, incluindo e-learning, por exemplo.

Comércio
Apesar do crescimento de pequenas empresas no setor de serviços, o comércio ainda apresenta oportunidades para empreendedores. Entre as áreas mais aquecidas, aparecem decoração, eletrônicos, moda e presentes. Segundo o Sebrae, alimentos e bebidas será a área mais impactada com o aumento de turistas no país nos próximos anos.

Móveis
Outra área que deve se manter em alta é a de madeira e móveis. Um mapeamento do Sebrae aponta as áreas de design e decoração, além do comércio especializado neste mercado, como abertas a novas oportunidades de negócios. As pequenas empresas que valorizam a sustentabilidade e oferecem certificações, por exemplo, tendem a ganhar mais mercado.

Meio ambiente
Mais do que sustentabilidade, a área de meio ambiente abre espaço para empresas dispostas a inovar com soluções que ajudem o planeta e sejam rentáveis. “As empresas produziam, geravam resíduos e não estavam nem ai. Agora, passaram a se preocupar mais e a ver que o resíduo pode ter um valor”, diz Márcio Oliveira Santo Filho, associado da Inseed Investimento. Segundo ele, tecnologias aplicadas ao meio ambiente devem crescer cada ano mais.

Negócios digitais
A maior parte dos negócios digitais deve continuar crescendo no país. Entre os tipos de negócios, destacam-se a área de desenvolvimento de softwares, atividades relacionadas a celulares, como apps, e soluções de marketing digital para pequenas e médias empresas. Além disso, modelos de sites e redes sociais também continuam em alta.

Economia criativa
Ainda de olho na Copa do Mundo e na imagem do Brasil no exterior, os negócios relacionados à economia criativa devem estar em alta no próximo ano. O Sebrae destaca atividades relacionadas a artesanato, comidas regionais, como a cachaça, e manifestações culturais típicas, como o Carnaval, como promissoras. Com a empresa já estruturada, os empreendedores aumentam as chances de faturar com a vinda de turistas estrangeiros ao país.

Mobilidade
Com o trânsito cada vez pior nos grandes centros, os negócios que ajudam as pessoas a trabalharem em casa ou em trânsito devem crescer. “Cada vez mais pessoas estão trabalhando em home office. Com isso, a parte de celular, conectividade e infraestrutura para este tipo de vertente deve crescer”, diz Filho. Outra área de destaque é a de programas para armazenamento de documentos na nuvem.

Mídia
A internet tem mudado a forma de se conectar com outras pessoas e com as empresas. Por isso, a publicidade online ganha um novo peso e exige novas tecnologias para evoluir. “Há espaço para quem trabalha com mídia inteligente. A empresa tem que entender quem está atrás do computador enxergando o negócio, precisa ter assertividade no seu meio de comunicação e conhecer o perfil do usuário”, explica Filho.

Energia
É verdade que as pequenas empresas não são as fornecedoras de energia, mas há vários negócios ligados a este setor com os quais os empreendedores podem faturar. “Há oportunidades com energia eólica, solar e até na indústria do petróleo, criando novas tecnologias que visem aumentar a eficiência, mitigando riscos e reduzindo custos”, diz Camila Farani, da Lab22 e da Gávea Angels.
 
Fonte: exame.abril.com.br
 
 

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