A Motorola Solutions apresentou um computador portátil “vestível” (os chamados wearable computers) controlado por voz, direcionado para fins militares e outras indústrias onde os funcionários precisam das mãos livres para acessar informações.
Chamado de HC1, o dispositivo funciona com um processador ARM e tem uma câmera opcional para enviar vídeo-resposta em tempo real por meio de uma rede sem fio. E, ao contrário da tecnologia Goggles de reconhecimento de imagem, da Google, o HC1 é voltado para o mercado corporativo, com um preço entre 4 mil e 5 mil dólares, por unidade.
Áreas onde a empresa vem testando o aparelho incluem "mercados de reparação com custo elevado", tais como motores de aviões, disse Paul Steinberg, diretor de tecnologia da Motorola Solutions (a parte da Motorola que o Google não adquiriu). "O equipamento também pode interessar a equipes de emergência médica em centros traumatológicos."
A HC1 vai aumentar o que os usuários veem com o fornecimento de dados adicionais, disse ele. Várias unidades podem ser interligadas em rede e compartilhar informações.
Uma dificuldade com produtos como o HC1 pode ser encontrar a posição exata para a tela, de modo que o usuário possa ver o que é exibido. No entanto, os comandos de voz e controles por gestos pareciam precisas e sensíveis quando um repórter tentou utilizá-los.
O chamado "display micro-óptico" da Kopin Corporation supostamente simula uma visão de tela de 15 polegadas.
O HC1 executa o Windows CE 6.0 Professional. Quando ele for entregue, no primeiro semestre de 2013, terá conectividade Wi-Fi, mas Steinberg disse que poderia, eventualmente, ter rádios 3G e 4G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário