quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ninguém é insubstituível. Você concorda?



Existe uma máxima nas empresas que afirma que “Ninguém é insubstituível”. Ao mesmo tempo, quase todas afirmam que “As pessoas são nosso maior ativo”.
Isto não soa contraditório? Somos ou não insubstituíveis?

Não, ninguém é insubstituível. Mas nossas contribuições no momento em que elas foram dadas são!
Confuso?

Um atacante pode ser brilhante em uma partida de futebol e golear o time adversário. Mas a goleada não se faz somente com um atacante brilhante. Há uma combinação de talento individual, time, time adversário e momento.

E esta combinação é insubstituível. Outros jogos poderão vir, com o mesmo time, contra o mesmo adversário e até mesmo no mesmo estádio de futebol. Mas aí a combinação não será exatamente a mesma; jogadores estarão em um outro momento, resultados de outros jogos poderão ter afetado a motivação do time e nem sempre o resultado se repetirá.

Assim são os profissionais nas empresas.Existem muitos profissionais hoje que consideramos indispensáveis a uma organização. Isto porque eles são avaliados pelo resultado que trazem. E este resultado é uma combinação de talento individual, equipe com a qual o profissional trabalha, cultura organizacional e momento vivido pela empresa.

Talvez este mesmo profissional inserido em um conjunto diferente de variáveis, não seria tão “insubstituível” assim.

Acertar estas combinações não é tarefa fácil, por isso reter as pessoas “certas” é função chave para toda área de RH.

Se identificar as pessoas “certas” é tarefa chave para o RH das empresas, também deve ser tarefa de todo profissional identificar a sua empresa “certa” e seu trabalho “certo”, focando suas energias em combinações que deem amplitude ao seu talento; como o atacante do time de futebol!

Muitos profissionais que entrevisto acreditam que seus talentos individuais são os únicos responsáveis pelo sucesso profissional alcançado por eles; e isto nunca é verdade. Ninguém faz nada sozinho; é tudo uma questão da combinação certa!

Sim, as pessoas são os ativos mais importantes das empresas. Mas as pessoas certas. E as pessoas certas não são melhores ou piores do que as outras. São somente as pessoas que melhor combinam com os outros elementos já existentes na empresa. E com isto, geram os melhores resultados.

E você? Já identificou sua melhor combinação?
 
Fonte: vocesa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário